sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem da Amália


 

Sequência Didática sobre o texto “Avestruz”, de Mário Prata

 

- Público-Alvo: alunos da 5ª série/ 6º ano

 

- Disciplina: Língua Portuguesa

 

- Palavras-chave: crônica, história em quadrinhos, narrativa, sequência didática.

 

- Introdução:

Esta sequência didática é uma atividade do curso “Melhor gestão, melhor ensino”, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação / Escola de Formação de Professores no segundo bimestre de 2013.

As atividades a seguir foram elaboradas a partir da crônica “Avestruz”, de Mário Prata, de acordo com o embasamento teórico apresentado e discutido no referido curso - especialmente os textos de Dolz & Schneuwly (1996) e de Rojo (2002).

 

- Objetivos: Espera-se que o aluno compreenda o conceito e a estrutura do gênero crônica, assim como os elementos da narrativa. Também é desejável que o aluno perceba humor, ironia, relações intertextuais e seja capaz de produzir, colaborativamente, uma história em quadrinhos a partir do texto lido.

 

- Metodologia:

O trabalho terá, em princípio, a duração de 06 (seis) aulas. Entretanto, ele poderá se estender se for organizada uma exposição, na escola, do produto final desta sequência didática: histórias em quadrinhos.

            - Aula 1:

                        - Levantamento oral de conhecimentos prévios dos alunos sobre o título;

                        - Criação de inferências orais sobre o tema;

                        - Leitura silenciosa do texto;

                        - Leitura em voz alta, entremeada de interferências da professora, a fim de: checar inferências, produzir inferências locais e globais, verificar a compreensão de elementos cômicos e intertextuais (no caso, discurso bíblico e científico).

                        - Lição de casa: pesquisar na internet (podendo usar a sala de informática da escola) sobre “avestruz”.

 

            - Aula 2:

                        - Socializar os resultados da pesquisa;

                        - Confrontar esses resultados com o que foi exposto no texto sobre avestruzes.

                        - Revisão de elementos da narrativa;

                        - Produção, em grupos, de quadros que explicitem os seguintes elementos, de acordo com o texto lido: tipo de narrador, personagens, foco narrativo, exposição/ conflito/ clímax/ desfecho;

                        - Socialização dos resultados de cada grupo.

 

            Aula 3:

                        - Sistematização do conceito de crônica;

                        - Análise oral dos traços do gênero “crônica” presentes no texto;

                        - Eventual leitura de outra crônica.

 

            Aula 4:

                        - Revisão de elementos estruturais do gênero “história em quadrinhos” (HQ);

                        - Leitura de HQs;

                        - Divisão de grupos para criarem uma HQ.

 

            Aula 5:

                        - Seleção de número de quadrinhos e partes da crônica que comporão a HQ.

                        - Produção de esboço da HQ.

 

            Aula 6:

                        - Produção final das HQs;

                        - Exposição das HQs.

 

- Recursos utilizados: Caderno do professor, Caderno do aluno, computadores com acesso à internet, folhas de sulfite, lápis de cor, réguas, giz, lousa.

 

- Justificativa: É importante que o aluno desenvolva as atividades propostas acima para conhecer o gênero crônica e melhor compreendê-lo; para apropriar-se dos elementos estruturais da crônica e da HQ; para produzir textos com coesão e coerência; para perceber e produzir diferentes gestos de leitura (de texto em prosa impresso, de hipertextos, de HQs); para aumentar seu repertório como leitor, ampliando sua formação cultural; para autonomamente buscar informações e aprofundar suas leituras.

- Avaliação: Serão avaliados os seguintes quesitos: participação do aluno nas discussões e leituras; realização (ou não) da pesquisa; participação na criação da HQ.

 

- Referências bibliográficas:

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernardo. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania.

 

- Materiais extras:

Caderno do Aluno - 5ª série/ 6º ano vol. 2

Caderno do Professor- 5ª série/ 6º ano vol. 2

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar, pessoal!