SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – “AVESTRUZ”
Esta
sequência didática (SD) foi realizada pelo meu grupo no Encontro Presencial do
curso “Melhor gestão, melhor ensino”.
1 . Iniciar a
atividade falando sobre o autor do texto que será lido, explicar qual a
finalidade da leitura e qual será o produto final esperado.
2. Discussão Oral:
I. O que é um avestruz?
II. O que você espera de um texto com o nome “Avestruz”?
3. Realizar a leitura
compartilhada do texto.
- Agora responda: A ideia que fez do texto antes da leitura
corresponde à leitura?
4. Questionário
I. O termo “Floripa”, utilizado no primeiro parágrafo, se
refer a qual cidade?
II. Por que vocês acham que o narrador utilizou o termo
“plantação” e em seguida corrigiu o termo para “criação”?
III. O bserve o trecho do quarto parágrafo do texto: “Não
devia mais ter estoque de assas no paraíso, então colocou asas atrofiadas”.
- Qual o significado da palavra destacada no trecho?
IV. Observe as imagens a seguir:
(colocar uma imagem de avestruz e uma de um camelo)
-Por que no sétimo parágrafo do texto o narrador afirma que
Deus olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo?
V. Com base na leitura do texto, descreva o avestruz.
VI. Que tipo de argumento o narrador utilizou para convencer
o garoto?
VII. Qual condição imposta pelo garoto ao narrador?
VIII. Em que situação consultamos um psicólogo? Por que você
acha que o narrador pediu prara a amiga levar o garoto ao psicólogo?
IX. Com base na leitura do texto, percebe-se que o narrador
reside em área urbana ou rural? Justifique.
X. Elabore uma síntese do texto “Avestruz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos comentar, pessoal!