sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem de Alaéd


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM – “AVESTRUZ”

 

                Esta sequência didática (SD) foi realizada pelo meu grupo no Encontro Presencial do curso “Melhor gestão, melhor ensino”.

1 . Iniciar a atividade falando sobre o autor do texto que será lido, explicar qual a finalidade da leitura e qual será o produto final esperado.

 

2. Discussão Oral:

I. O que é um avestruz?

II. O que você espera de um texto com o nome “Avestruz”?

 

3. Realizar a leitura compartilhada do texto.

- Agora responda: A ideia que fez do texto antes da leitura corresponde à leitura?

 

4. Questionário

I. O termo “Floripa”, utilizado no primeiro parágrafo, se refer a qual cidade?

II. Por que vocês acham que o narrador utilizou o termo “plantação” e em seguida corrigiu o termo para “criação”?

III. O bserve o trecho do quarto parágrafo do texto: “Não devia mais ter estoque de assas no paraíso, então colocou asas atrofiadas”.

- Qual o significado da palavra destacada no trecho?

IV. Observe as imagens a seguir:

(colocar uma imagem de avestruz e uma de um camelo)

-Por que no sétimo parágrafo do texto o narrador afirma que Deus olhou para sua obra e não sabia se era uma ave ou um camelo?

V. Com base na leitura do texto, descreva o avestruz.

VI. Que tipo de argumento o narrador utilizou para convencer o garoto?

VII. Qual condição imposta pelo garoto ao narrador?

VIII. Em que situação consultamos um psicólogo? Por que você acha que o narrador pediu prara a amiga levar o garoto ao psicólogo?

IX. Com base na leitura do texto, percebe-se que o narrador reside em área urbana ou rural? Justifique.

X. Elabore uma síntese do texto “Avestruz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar, pessoal!