sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem de Ana Estela


Situação de aprendizagem

O que faz de você um escritor?

Texto: “Pausa” de Moacyr Scliar

Público: 1ª série do Ensino Médio

Disciplina: Língua Portuguesa

Objetivos: Trabalhar o gênero: Crônica; desenvolver habilidades de leitura e produção, utilizando conhecimentos da norma-padrão; localizar informação explícita e implícita; identificar o tema; reconhecer características do gênero; analisar seu próprio texto, corrigindo-o e adequando quanto ao padrão linguístico, coerência e coesão.

Metodologia:

-Antes da leitura questionar sobre o título- provocação com levantamentos de hipóteses sobre o texto;

-Leitura silenciosa individualmente;

-Leitura pelo professor, fazendo com que percebam que a entonação da voz leva a uma melhor interpretação do texto;

-Roda de conversa e questões objetivas sobre os elementos da narrativa com a participação dialógica dos alunos:

Quanto ao desfecho; descrição das personagens, comportamento ético; descrição do espaço; tempo cronológico ou psicológico, linear ou não; narrador observador onisciente em 1ª ou 3º pessoa; discurso direto ou indireto e também sobre o autor.

-Sistematização da estrutura do gênero textual;

-Pesquisas: Sala de leitura e do Acessa (informática) para ampliar os conhecimentos sobre crônica e a diferença entre crônica e conto;

-Produção de texto- Crônica – trabalho em duplas com a supervisão do professor;

-Revisão e reescrita de textos pela dupla e auxílio do professor.

 

Recursos: texto (cópia distribuída) “Pausa”, questões objetivas na lousa, coletânea de crônicas agrupadas por temas, livros paradidáticos e didáticos, dicionários, jornais e revistas.

Justificativa: o aluno desenvolvendo essas atividades saberá analisar o gênero Crônica e avaliará sua própria produção, ampliando seus conhecimentos.

Avaliação: o aluno fará sua avaliação individualmente, percebendo-se como um apreciador de leituras e escritas e sua participação será também avaliada pelo professor, bem como sua produção escrita.

Referências bibliográficas: Proposta Curricular, Revista São Paulo faz escola (2008), Caderno do professor e do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar, pessoal!