Situação de aprendizagem
O que faz de você um escritor?
Texto: “Pausa” de
Moacyr Scliar
Público: 1ª série
do Ensino Médio
Disciplina:
Língua Portuguesa
Objetivos: Trabalhar
o gênero: Crônica; desenvolver habilidades de leitura e produção, utilizando
conhecimentos da norma-padrão; localizar informação explícita e implícita;
identificar o tema; reconhecer características do gênero; analisar seu próprio texto,
corrigindo-o e adequando quanto ao padrão linguístico, coerência e coesão.
Metodologia:
-Antes da leitura questionar sobre o título- provocação com
levantamentos de hipóteses sobre o texto;
-Leitura silenciosa individualmente;
-Leitura pelo professor, fazendo com que percebam que a
entonação da voz leva a uma melhor interpretação do texto;
-Roda de conversa e questões objetivas sobre os elementos da
narrativa com a participação dialógica dos alunos:
Quanto ao desfecho; descrição das personagens, comportamento
ético; descrição do espaço; tempo cronológico ou psicológico, linear ou não;
narrador observador onisciente em 1ª ou 3º pessoa; discurso direto ou indireto
e também sobre o autor.
-Sistematização da estrutura do gênero textual;
-Pesquisas: Sala de leitura e do Acessa (informática) para
ampliar os conhecimentos sobre crônica e a diferença entre crônica e conto;
-Produção de texto- Crônica – trabalho em duplas com a
supervisão do professor;
-Revisão e reescrita de textos pela dupla e auxílio do
professor.
Recursos: texto
(cópia distribuída) “Pausa”, questões objetivas na lousa, coletânea de crônicas
agrupadas por temas, livros paradidáticos e didáticos, dicionários, jornais e
revistas.
Justificativa: o
aluno desenvolvendo essas atividades saberá analisar o gênero Crônica e
avaliará sua própria produção, ampliando seus conhecimentos.
Avaliação: o
aluno fará sua avaliação individualmente, percebendo-se como um apreciador de
leituras e escritas e sua participação será também avaliada pelo professor, bem
como sua produção escrita.
Referências
bibliográficas: Proposta Curricular, Revista São Paulo faz escola (2008),
Caderno do professor e do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos comentar, pessoal!